Tipos de FósseisThis is a featured page







Tipos de Fósseis - Turma 8ºA 2006/2007 CCB

Entre os vários tipos de fósseis destacam-se os principais:








- Fósseis em resina

Um insecto preso em âmbar. Este pedaço de âmbar mede 10 mm.
São animais menores, como insectos, aranhas e pequenos lagartos , quando presos em resina ou âmbar, que é segregado por certas árvores, ficam praticamente intactos por milhares de anos. Estes fósseis podem ser encontrados em rochas sedimentares, assim como os outros tipos de fósseis.
Âmbar é uma substância resinosa e aromática,com consistência de cera rija,que foi produzida por uma espécie extinta de pinheiro

-Pseudofósseis
Existem padrões regulares nas rochas que são produzidos por diversos processos e podem facilmente ser confundidos com os fósseis verdadeiros. Estes "fósseis" podem ser formados por fissuras nas rochas que são preenchidas por minerais infiltrados. Outros tipos de pseudofósseis são os minérios kadega para, as formas arredondadas do minério de ferro, e 'Ágatas de musgo', que se parecem com folhas de plantas.


-Fósseis vivos Folha de Ginkgo biloba, considerado um "fóssil vivo" Fóssil vivo é um termo utilizado para espécies vivas que lembram uma espécie já fossilizada, como se o fóssil tivesse "voltado à vida". Pode ser uma espécie conhecida apenas dos fósseis até que representantes vivos sejam descobertos (o exemplo mais famoso é o peixe celacanto), ou uma únicaespécie viva sem parentes próximos, mas que é a única sobrevivente de um largo grupo no registro fóssil (o melhor exemplo é a árvore ginkgo, Ginkgo biloba).

Folha de Ginkgo biloba
-Fósseis de Idade
Um fóssil de idade é um grupo taxonómico, geralmente género ou espécie, utilizado para a definição de biozonas na datação relativa de formações geológicas. Nem todos os grupos de animais ou plantas que existiram ao longo da registo geológico apresentam características que permitam o seu uso como fóssil de idade. Para isso, o grupo tem que obedecer a um conjunto de pré-requisitos.
As amonites são fósseis de idade de enorme importância no Jurássico.
fóssil de amonite

-Fósseis de Transição
Um fóssil detransição é um organismo conhecido apenas do registo fóssill que combina características dos seus descendentes e antecessores evolutivos. Estes fósseis são conhecidos popularmente como elos perdidos da evolução.De facto, a grande maioria dos fósseis de transição não é antecessora directa de formas actuais. Tendo em conta que a evolução das espécies é um processo contínuo, todos os organismos vivos num dado momento representam formas dos seus antepassados, mas algumas são muito importantes para perceber a relação filogenética entre grupos distintos.



No user avatar
mariajoao8A
Latest page update: made by mariajoao8A , Jun 17 2007, 11:27 AM EDT (about this update About This Update mariajoao8A Edited by mariajoao8A

1 image added

view changes

- complete history)
Keyword tags: None
More Info: links to this page
There are no threads for this page.  Be the first to start a new thread.